fbpx

How to adapt your company to the future of digital?

adaptar a sua empresa ao futuro do marketing digital

real, constante e inevitável

Quando falamos de marketing, podemos dizer que a mudança é real, constante e inevitável. Na verdade, isto não é novo, as mudanças no marketing sempre existiram e sempre obrigaram pessoas e organizações a realizarem grandes adaptações e por vezes de forma urgente. Mas, como é que podemos olhar para esse fenômeno de uma forma calma e estar preparados para todas essas mudanças? A verdade é que se estiver preparado para as mudanças, elas podem ser de grande benefício para si e para qualquer organização.

Esteja disposto e inclinado para a mudança

Sendo algo inevitável, não vale a pena lutar contra, certo? Parece algo absoluto e uma resposta simples. No entanto, a história está cheia de exemplos de grandes empresas que não perceberam o quão inevitável a mudança era e acabaram por perder e muito com isso. 

the bad example of kodak

Certamente conhece esta empresa, não fosse ela a maior empresa de fotografia que já existiu. No final da década de 1970, a Kodak tinha 90% das vendas de filmes ou rolos fotográficos e 85% das vendas de câmeras dos Estados Unidos. O problema surgiu com o aparecimento das câmeras digitais. Porquê? Porque com as câmeras digitais surgiu o armazenamento em cartões de memória em vez de filmes ou rolos fotográficos. Mas será que o que levou a Kodak ao fracasso foi o aparecimento dos cartões de memória? Não, foi a atitude dos responsáveis da Kodak face à inevitabilidade da mudança. Decidiram vetar quaisquer projetos digitalizados em prol do mundo fotográfico analógico. Isso conduziu a empresa à ruína e à também inevitável falência. 

adaptar a sua empresa ?s mudan?as do marketing digital
adaptar a sua empresa ?s mudan?as do marketing digital

the good example of apple

Outro mercado que a par da fotografia sofreu mudanças inevitáveis foi a música. E na verdade várias foram as empresas que tal como a Kodak em relação à fotografia, lutaram contra essas mudanças. No entanto, a Apple fez exatamente o contrário e foi extremamente bem sucedida. A Apple lançou em 2003 o Itunes Store, uma plataforma que permitia aos utilizadores comprar música digital. Os mais críticos achavam que se as pessoas conseguiam adquirir essa mesma música downloading na Internet, nunca iriam comprar na plataforma da Apple. No entanto, os resultados foram impressionantes. Nas primeiras 18 horas após o lançamento do Itunes, foram vendidas mais de 275.000 faixas de música. Tornou-se a maior vendedora de música do mundo tendo vendido mais 40 biliões de músicas em todo o planeta. Será que ficaram por aí? Claro que não, estão já a mudar novamente e decidiram acabar com o Itunes, substituíndo-o pelo Apple Music, Apple TV, e aplicações de Podcast da Apple. Mais uma vez, a empresa percebe a mudança e não só a aceita como se molda e aproveita as oportunidades que surgem sem qualquer tipo de nostalgia.

adaptar a sua empresa ?s mudan?as do marketing digital

perceba as mudanças na sua indústria

É fácil perceber pelos exemplos acima que quando existem mudanças na indústria na qual o nosso negócio está inserido, a melhor forma de lidar com isso é estar atento, aceitar as mudanças e antecipar-se aos seus concorrentes aproveitando as oportunidades. Portanto, se o seu setor estiver a mudar, não ignore nem tente lutar contra isso. Em vez disso, olhe com curiosidade para a mudança e pense que por norma associado à mudança está a oportunidade e possibilidade de crescimento.

perceba as mudanças no comportamento do consumidor

Os consumidores estão a ganhar cada vez mais poder no cenário dos negócios. De facto, o digital veio acentuar bastante isso. É por isso que, o consumidor deve estar sempre no centro de qualquer decisão relacionada com o seu negócio e deve estar atento a qualquer tipo de mudança no comportamento do consumidor. Pegando mais uma vez no caso do Itunes, quando colocamos o utilizador em primeiro plano, ao invés dos processos ou infraestruturas que já tenhamos implementado, os resultados podem ser bastante positivos.

Como é que pode perceber o que os utilizadores preferem? Hoje em dia, isso é mais fácil do que nunca. Os utilizadores partilham diariamente as suas opiniões sobre as marcas nas redes sociais e websites. Todos esses dados são informações valiosas que devem orientar as suas decisões de negócio. 

adaptar a sua empresa ?s mudan?as do marketing digital

real, constante e inevitável

Finalizamos com a mesma frase que iniciamos. A mudança é real, constante e inevitável. Quer sejam mudanças na sua indústria ou setor, ou mudanças no comportamento dos consumidores, abrace essas mudanças como oportunidades e faça o seu negócio crescer cada vez mais.

More
Close