fbpx

3 estratégias de email marketing para reter mais clientes

4 estrat?gias de email marketing para reter mais clientes

As empresas que vendem online, estão constantemente em busca de novas estratégias para obter novos clientes como forma de obter mais lucro. No entanto, frequentemente se esquecem de um grupo de pessoas muito importante, as pessoas que já compraram. De facto, vários estudos indicam que conseguir um novo cliente é 5 vezes mais caro do que manter um cliente existente. Portanto, vale a pena ficar atento a estas 3 estratégias de email marketing para reter mais clientes.


Hoje em dia, através de ferramentas como o Egoi or Mailchimp torna-se bastante simples configurar ações automatizadas de email. Com isso, consegue estabelecer um acompanhamento bastante próximo com a sua base de dados de clientes. Veja então, 3 ações estratégicas de email marketing para conseguir reter mais clientes e aumentar os seus lucros online.

Abandoned Shopping Cart Email

Esta é uma das a??es mais utilizadas e todos nós certamente já tivemos esta experiência. Adicionamos algo ao carrinho de compras numa loja online e depois saímos da página sem finalizar a compra. Isso pode acontecer pelos mais diversos motivos, seja porque surgiu algo mais importante para tratar ou porque o patrão entrou no escritório e tivemos que fechar rapidamente a janela :D. Talvez até não estejamos completamente convencidos ou certos de que queremos fazer aquela compra ou gastar aquele dinheiro. Por isso, quer seja como um lembrete para finalizar a compra ou como um incentivo extra esta automação de email, normalmente, traz ótimos resultados em qualquer estratégia de marketing.
Além disso, adicionar um cupão com um desconto para finalizar a compra é normalmente um complemento importante e que pode ajudar a desbloquear os clientes indecisos.

Campanha periódicas de recuperação de clientes

Esta é uma das formas mais eficazes de garantir que os clientes não se esquecem de si. Mais uma vez, com um software de automação de email marketing, consegue programar que de uma forma recorrente os seus antigos clientes recebam um email que os lembre da sua existência e dos produtos que vende. Uma boa forma de fazer isto e converter em vendas, é incluir nesse email produtos novos que talvez ainda não estivessem disponíveis na altura da compra anterior.
Também poderá fazer sentido oferecer algum cupão de desconto que incentive o cliente a voltar a comprar.

Email de Aniversário

Afinal de contas, a melhor forma de não nos esquecermos de alguém, ? quando alguém não se esquece de nós. Todos nós gostamos de ser lembrados no dia do nosso aniversário, ainda mais se nos derem algum presente. Portanto, automatizar um email para envio no dia de aniversário dos seus clientes com um cupão de um pequeno desconto pode ser uma excelente estratégia de retenção de clientes. Isto ajuda também na criação de lealdade entre a marca e o consumidor, que sem dúvida é muito importante no posicionamento da sua marca no mercado.

Nunca se esqueça do que dissemos no início deste artigo, reter clientes é muito mais barato do que conseguir clientes novos. Por isso, mantenha uma relação próxima com os seus clientes. Ofereça vantagens que recompensam a sua lealdade e rapidamente eles se tornarão embaixadores da sua marca promovendo-a elas mesmas a outras pessoas.

More
Close